A verdade do futebol em Portugal: Muito se fala, pouco se faz.

A par das arbitragens irregulares e tendenciosas de uma classe fraca e facilmente deteriorável, a época futebolística 2011/2012 ficou marcada pelo caso União de Leiria, equipa que ameaçou desistir da competição devido às rescisões contratuais de vários jogadores.

Seguindo a regra geral deste país, também no futebol muito se fala e pouco se faz. A solução deste imbróglio passa pela criação de uma regra firme e que se faça cumprir. É essencial que se penalizem equipas incumpridoras no que diz respeito a vencimentos. Crie-se uma comissão reguladora devidamente creditada, isenta e eficiente para fiscalizar ao pormenor o cumprimento das cláusulas contratuais, especialmente a execução do pagamento atempado do vencimento acordado. É necessário impor limites e penalizar quem os desrespeita, ao contrário do que se passa actualmente.

Se a Equipa A não efectuar o pagamento do vencimento acordado (a todos os jogadores) até à data X, deverá ser penalizada com uma perda imediata de 3 pontos, e sofrer as respectivas consequências na tabela classificativa. As equipas profissionais devem garantir a sua sustentabilidade, evitando quebrar limites orçamentais na criação de uma equipa com jogadores mais caros, que garantem melhores resultados desportivos mas criam uma situação financeira insustentável. É injusto que a Equipa A consiga um honroso 5º lugar, com vários salários em atraso, e a Equipa B não vá além do 14º lugar, porque respeita os limites financeiros, não contando com jogadores mais valiosos, mas garantindo o cumprimento das suas responsabilidades contratuais.

Tanto discurso de doutores da bola na televisão e ninguém consegue ser objectivo e exigir medidas que salvem o futebol português. As ligas nacionais de futebol profissional já não servem de exemplo por várias razões, travem outra desonra enquanto há tempo.   

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s